Ads 468x60px

terça-feira, 10 de julho de 2012

Política & Psicologia: E aí, há cura?

Vish, lá vem problema! Pra quem conferiu nossa postagem sobre o filme "Save Me" vai estar um pouquinho mais inteirado deste assunto!
Pois é, o "Ministério Público Federal" no Rio De Janeiro entrou com ação para permitir que psicólogos promovam terapias de cura gay. Três procuradores do Ministério Público do Rio estraram com uma ação civil pública para derrubar parte da resolução do "Conselho Federal de Psicologia" que príbe terapias de "cura" gay. Quem diria hm?!
Quando pensamos que o país está progredindo em relação a este assunto, acabamos voltando a um ponto antigo que foi "resolvido" em março de 1999, nessa data foi publicada a resolução em questão, que é a 01/99. Ela se baseia na classificação da OMS (Organização Mundial de Saúde) que AFIRMA que ser homossexual é algo normal, nem doença, nem distúrbio ou perversão, e por isso, não há tratamento. A partir daí os psicólogos que promoviam terapias de "cura" de homossexuais sofreram investigação do Conselho Federal de Psicologia. Um progresso né? E agora tem gente querendo anular uma das poucas vitórias que os homossexuais brasileiros tiveram. 


Pelo que se sabe, o nome da psicóloga "Marisa Lobo" está envolvida diretamente com todo esse "mimimi", pra quem não sabe ou não se lembra, Marisa é uma das principais ativistas que buscam a "cura" gay por meios ligados a psicologia, cristão e aliada do Pastor Malafaia, ambos tem grande força no mundo dos preconceituosos e pessoas que acreditam que nós, homossexuais, somos "doentes".
Pra você entender melhor ainda, essa ação diz que a norma do Conselho Federal de Psicologia "impede que psicólogos atendam clinicamente homossexuais que desejam mudar a orientação sexual". Vamos por partes? Se tiver algum gay, nosso leitor que tem o interesse de se tratar para mudar sua orientação sexual, se manifeste, será um grande prazer conversar com você, até porque não conheço ninguém que queira isso. Mas voltando, o pedido do Ministério Público ainda diz que a resolução do Conselho "viola tanto os direitos dos psicólogos quanto o direito daqueles que optarem pelo auxílio psicológico para resolver a angústia que traz a opção sexsual que está seguindo em dado momento da vida". É minha gente, tem jeito não, agora o que podemos fazer é esperar e ver no que tudo isso vai dar, pelo menos, sabemos que quando se trata de política brasileira, a pizza é um padrão base no final de quase tudo né?! Espero que pra essa questão seja assim!


E você? O que acha de tudo isso?

1 comentários:

  1. Bom tema, é algo que poucas pessoas sabem, e infelizmente quando sabem, é por estarem em situações depressivas e auto-destrutivas que acabam caindo neste conto-de-fadas-ao-contrário. Estudem mais e saibam: sexualidade é processo e é parte de quem você é naturalmente, seja com amores ou traumas, que ambos são lidáveis - porém sua sexualidade, é sua e é você.

    ResponderExcluir