Ads 468x60px

domingo, 8 de julho de 2012

Orgulho & Preconceito

Para minha primeira postagem aqui no blog, escolhi um tema que é fundamental não só para o blog em si, como para a comunidade gay em geral. Dizem por aí que orgulho é um pecado capital, mas pessoalmente acho que pode e deve ser usado como uma proteção, um escudo contra o preconceito e o ódio daqueles que não conseguem nos ver como simples pessoas que somos. Infelizmente sempre houve e sempre haverá pessoas que se consideram superiores, que julgam e condenam os outros baseadas em ideias absurdas a respeito do que é certo e errado, ou aceitável. Infelizmente, fomos e seremos odiados simplesmente por sermos diferentes e amarmos nossos iguais.
 O ódio gera todo tipo de comportamento condenável. Xingamentos, agressões, desprezo e discriminação são coisas a que todos estamos sujeitos a partir do momento em que a sociedade perceber-nos como homossexuais. E é por isso que o orgulho é a nossa melhor arma. Para citar um dos meus livros preferidos atualmente, “Se deixá-los perceber que suas palavras o magoam, nunca se verá livre da troça. Se lhe quiserem atribuir um nome, aceite-o, faça-o seu. Assim, não poderão voltar a magoá-lo com ele” (Tyrion Lannister, nas Crônicas de Gelo e Fogo da série Game of Thrones). Ou seja, tenha orgulho de ser quem você é, e nunca, nunca mesmo deixe que te tratem como inferior por causa disso. Se orgulhe de ser gay, mas não seja apenas gay. Seja a melhor pessoa possível. Afinal, não é a opção sexual que define o indivíduo, e sim como ele age em todas as situações da vida.
O amor é a força mais bonita do mundo, pois torna possível modificar a nós mesmos e aos outros. Toda forma de amor é válida e deveria ser respeitada. O OurPride surgiu baseado nesse conceito. Nós acreditamos que todos têm direito de sentir e expressar o amor que sentem sem serem julgados ou repreendidos (bom, desde que seja consensual, por que senão é estupro, e não amor, né gente. Fica a dica aí, creeps! :P). Nós acreditamos que devemos nos orgulhar de sermos capazes de amar, e não nos desculpar simplesmente porque a sociedade acredita que nosso amor não é tão válido quanto o amor heterossexual. Acreditamos que nosso orgulho um dia vai fazer com que aqueles que nos julgam por sermos gays, bi, lésbicas, ou o que seja, percebam que o preconceito deles é muito mais condenável do que o amor que nós sentimos.

0 comentários:

Postar um comentário